segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Avalie e seja avaliado!

Boa tarde de sol escaldante! Pode isso?Em pleno inverno...
Bem-vindo ao Brasil!..rsrsrsrs
Hoje o assunto é bem importante, alias eu sempre preconizo dizendo:"Não entregue sua pele(saúde), na mãos de profissionais que nem sequer sabem o histórico da sua queixa principal."
Deveríamos considerar algumas perguntas.Qual razão te levou a procurar isso?O por quê? Eu realmente estou apto para lidar com tão fisiopatologia?
Infelizmente, muitos profissionais não se auto questionam.Talvez por acharem(ai entra o "achismo") que podem lidar com qualquer dermatose, ou realmente por preguiça, e só pensarem no dinheiro que vão lucrar(não acho conveniente falar em lucro neste caso, pois de forma alguma é).
Eu ainda não acredito, que existem indivíduos que não se importam com o histórico de saúde do cliente.Simplesmente ignoram, não sabem se o cliente está habilitado a receber tal tratamento.Apenas pede para o mesmo deitar na maca, e começa o tratamento.Essa atitude não é benéfica nem para o profissional, nem para o cliente.
Lamentável, não é mesmo leitores?
Gosto da ética do profissional e deixo claro àqueles que não sabem que existe sim o "código ética"estabelecida por uma fundação-FEBRAPE-Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas-pré estabelecendo aonde(nós, que realmente somos profissionais da saúde/beleza) podemos chegar, limitando o que podemos fazer e a medida que devemos fazer.
Dos deveres dos tecnólogos(eu, como um representante) em estética, priorizo sempre este:
"-Exercer a profissão com com zelo, diligencia, honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus pacientes(clientes), sem prejuízo da dignidade e independência profissional."
"-guardar absoluto respeito pela saúde humana, exercendo a profissão em conformidade com os preceitos éticos deste código e com a legislação vigente."
Compete ao profissional em estética atuar nas seguintes atividades(só vou destacar a primeira e fundamental para a matéria de hoje):
-"Analise/Avaliação e Anamnese."
Por tal motivo, fico indignado quando um "cidadão" que se diz profissional da área, meramente se sentem no direito de estabelecer o modo que cuida da pele do próprio cliente, não priorizando a saúde antes de qualquer conduta e realizando um boa avaliação clinica.
Mas eu não estou elaborando tal texto voltado para os profissionais, mesmo que eu espero que possa alcançar a todos e que possam refletir se colocando no lugar do cliente.
Meu principal interesse, é atingir você leitor que não trabalha ou entende da boa norma do ramo, e por muitos vezes, não conhece uma atuação de qualidade e ética daquele que irá cuidar da saúde e aparência de sua pele.E fico profundamento consternado, quando leio uma noticia, sobre um erro de um(a) esteticista, por não saber limitar aquilo que deveria fazer, prejudicando ainda mais o que era para melhorar.Mora da história?Aquele ditado: "Um paga por todos", tem uma certo valor em nossa área, mas graças a todos os bons profissionais, estamos revirando esse jogo.Porém, a mídia não poupa, e faz um sensacionalismo evidente em redes de comunicação, gerando uma certa desconfiança da classe geral dos esteticistas. Por um lado, é conveniente, pois os bons profissionais vão se destacar e o consumidor irá se alertar mais e mais.
Enfim, cabe a cada um, tanto profissional quanto cliente, supervisionar se realmente estão dentro do padrão da norma-ética.Pois estamos lidando com pele(matéria viva), que pode sofrer constantes mudanças, podendo prejudicar todo o sistema do nosso corpo, estando os mesmos co relacionados.Consideramos, que é necessário separar ramos da área, conforme foi designado a cada.Se então, o seu problema não pode ser tratado com auxilio de um esteticista, e precisa fazer um acompanhamento com um outro profissional, no caso estético, um médico dermatológico, não hesite em buscar um, para ter satisfação com os resultados e poupar dinheiro também.
Sinta-se no direito e confiante, como cliente, e exija o melhor do profissional.Avalie cada detalhe, não só o aspecto da higiene, mas o da boa conduta.
Bom começo de semana queridos!
Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário