quarta-feira, 10 de junho de 2015

Água X Óleo: Posso hidratar minha pele?!

Olá para todos!!!
Como vai?!!
Eu estou muito bem...

É tão complicado falar para seu cliente/amigo/parente/colega/vizinho que pele oleosa/acneica também precisa ser hidratada, uma vez que, para eles o óleo por si só presente em excesso na pele é sinônimo de pele hidratada, mas é ai que você se engana!!!

A hidratação está intimamente relacionada a ÁGUA não ao ÓLEO propriamente dito. Mas por que então Jeff eu ouço inúmeras vezes esta comparação clássica: "Pele oleosa envelhece menos, pois é mais hidratada." Em partes, tal afirmação têm uma verdade que precisa de uns reajustes e de um nova compreensão.
Vamos lá?!

Se a hidratação está diretamente ligada ao fator ÁGUA presente na pele, o óleo existente na maioria das peles brasileiras (todos choram..rsrs) tem uma função de COADJUVAR em uma MENOR PERDA de água, evitando uma possível desidratação repentina, criando uma BARREIRA ou PELÍCULA de proteção, DIMINUINDO dessa maneira, uma perda de água com o MEIO EXTERNO/AMBIENTE, favorecendo a pele a manter o teor hídrico e por consequência evitando um envelhecimento precoce.

Temos 3 vias de hidratação mais utilizadas para manter sua cútis túrgida, são elas:

Emoliência: substâncias emolientes, podem sim, ser utilizadas com o intuito de promoverem a película (já falada), preservando o teor de água transepidérmica. Mais indicada para peles secas/desidratadas/envelhecidas. Ex.: Silicones, óleos vegetais, vitamina A e E, algas e aloe vera.

Umectância: os agentes umectantes tem como proposta MANTER A ÁGUA no cosmético e na superfície da pele, absorve a água dificultando sua evaporação. Indicação: todos os tipos e subtipos de pele. Ex.: ureia, algas, Hidroviton, ácido láctico, sorbitol, alantoína, gluconolactona e ácido hialurônico e etc.

Hidratação intracelular: são hidratantes de capacidade higroscópica, que tem habilidade de absorver moléculas de água, e o mais incrível, é a funcionalidade de atravessar a membrana celular e/ou os poros de aquaporinas existentes na pele, devido a afinidade e baixo peso molecular que normalmente esses ativos hidratantes possuem. Técnica muito viável atualmente, indicada para todos os tipos e subtipos de pele. Ex.: PCA-Na, Hidroviton, aminoácidos, ácido hialurônico, aquasense, aquaporine, aquaphyline dentre outros.

Mas como devo usar um hidratante, se na maioria das vezes, percebo que a pele piora?!

A pele caracterizada tipo lipídica (oleosa) e subtipo acneica, apresentam um excesso de substâncias graxas que podem manifestar um desequilíbrio no teor hídrico, lembrando sempre, que hidratação tem haver com água e não com óleo, e dessa maneira, a proposta de hidratação para esta pele estará repondo ou mantendo o teor de água na pele. 

Outro engano é pensar que a pele irá piorar.
O que PIORA é a orientação errada ou a auto escolha de um dermocosmético sem o menor conhecimento de VEÍCULO-BASE (forma de apresentação) do hidratante ideal.

Quais são os hidratantes mais indicados?
Sempre aqueles que apresentam como veículo-BASE EM ÁGUA, tais como: gel, gel-creme, sérum (meu preferido) e fluido. A emulsão deve ser ESPECIFICA para peles com tais peculiaridades:

Aspecto: leve e de fácil espalhabilidade.
Veiculo: gel, gel-creme, sérum e fluido.
Toque final: úmido e mate.

Quanto as dicas de hidratantes, vou fazer um resenha só para isso, muito especial!
Acompanhe tudo e comente também, sua participação é essencial e muito relevante para o blog.

Grande e forte abraço,
Jeff


Nenhum comentário:

Postar um comentário