terça-feira, 26 de maio de 2015

Acne e Nutrição: Tem relação?!

Bom dia, boa tarde ou boa noite pessoal!

Hoje irei falar de uma maneira simples, objetiva e precisa sobre uma grande polêmica que ainda é pauta em muitos casos, sejam entre clientes-profissionais, como também, entre renomes da área em  grandes congressos e estudos.
A acne, dermatose ou afecção multifatorial de caráter inflamatório (pápulaspústulasnódulo, cistos, abscesso) ou não-inflamatório ("cravos" brancos ou pretos), que atinge milhares e milhares de pessoas (não pense que são apenas os pré-adolescentes ou adolescentes) mas toda uma esfera de indivíduos, que carregam essa cruz, poderia ter alguma relação seja essa direta ou indireta com o que comemos?!

SIM GALERA!
Temos inúmeros estudos de casos, normalmente in vivo, onde podemos ter uma relação indireta do acne vulgar com uma alimentação voltada mais para alimentos com alto índice glicêmico (IG) como por exemplo, os  carboidratos, lacticínios e seus derivados.
Poderia escrever folhas e folhas sobre o assunto, que alias, muito me interessa, porém o objetivo aqui é fazer você leitor, entender que os estudos com base, quando eu falo isso, eu deixo um pouco de lado, o senso comum pregado pelas mídias de massa, e parto para aquilo que está devidamente estudado, nos mostra que fatores ambientais (alimentos), passam a ter influência não descartada sobre o agravamento do individuo com quadro de acne leve, moderada ou severa.

Vamos para as explicações resumidas dos estudos.

Na década de 60, o vínculo dieta e pele bonita era fortemente difundido e aceito, e com o passar do tempo essa relação deixou de ser tão fidedigna, onde através de estudos mais detalhados sobre, puderam constatar que fator-causa do acne era e ainda é a genética-hormonal, reforçando que filhos de pais acneicos tem até 90% de chances de apresentarem as lesões em diferentes graus. 
Embora essa verdade tenha grande relevância o que corrobora com diversas teses, não podemos desconsiderar em pleno século XXI a tendência no declínio na alimentação do nosso cotidiano, onde nossa dieta é basicamente rica em gorduras, condimentos e diversas "farinhas" que prejudicam e muito nosso estilo de vida tanto "in" como "out." 

Estudos realizados por Schaefer apud in Wolf e col.2004, mostraram um agravamento no aparecimento de acne em indivíduos que mudaram seus hábitos alimentares tradicionais por conta do desenvolvimento e da influência da vida moderna.


De acordo com um renomado estudioso dessa linha de pesquisa Smith, 2007, a ingestão alimentar pode alterar os parâmetros bioquímicos e endócrinos que são associados ao metabolismo da acne e que mudanças nos hábitos alimentares melhoraram o quadro inflamatório do acne dos indivíduos estudados.

Sabendo-se disso, alguns autores pesquisadores partiram dessa ideia há praticamente duas décadas, que desde então vem observando que a carga glicêmica tem influência sim na piora do quadro, veja bem, piora ou agravamento, não causa dominante do surgimento da afecção. Baseado nisso, podemos considerar que diversos estudos apresentaram alguma relevância seja ela boa ou ruim quando se basearam na dietaterapia como coadjuvante no auxilio do tratamento da acne.

Segundo Danby, 2008, a acne é causada pela ação de diidrotestosterona  (produto da testosterona, capaz de ativar uma maior atividade da glândula sebácea) que também é encontrado em alimentos como leite e carnes. Contudo, para os indivíduos que sofrem de acne, excluir o leite e seus derivados da sua rotina alimentar é uma parte essencial do tratamento da acne. A lista inclui queijo, manteiga, sorvete, ricota, creme e todas as formas de leite e proteína de soro de leite, inclusive os suplementos em pó. 

No entanto, ANTES DE QUERER ADAPTAR SEU NOVO CARDÁPIO, é necessário buscar orientação profissional da nutrição e entrar num acordo para entenderem essa vertente, e tirarem suas próprias conclusões,  nada de tirar alimentos por conta própria.


"Outra relação encontrada neste estudo é o aumento de alimentos fonte de carboidrato e o aparecimento da acne. As elevações de glicose do plasma ocorrem em razão da ingestão de uma carga significativa de glicose, e estas elevações podem causar um aumento da testosterona e uma diminuição dos hormônios sexuais, envolvidos no controle da secreção das glândulas sebáceas."

Baseado nisto pessoal, fica a reflexão:
Somos ou não somos o que comemos?!

Espero que gostem e deixe os comentários logo abaixo, vou postar mais assuntos sobre acne e como não pode faltar, cosméticos que eu testei e gostei e também daqueles que eu particularmente não notei nenhuma diferença!
Grande e forte abraço,
Jeff



Referências: 
DANBY, F.W. Diet and acne. Clinics in Dermatology, v.26, p.93–96, 2008.
          
WOLF, R; MATZ, H; ORION, E. Acne e Diet. Clinics in Dermatology, n.22, p. 387–393, 2004.
          
SMITH, R.N; MANN; N.J;, BRAUE, A; MAKELAINEN, H; VARIGOS, G.A. The effectof a high-protein, low glycemic-load diet versus a conventional, high glycemic-load diet on biochemical parameters associated with acne vulgaris: a randomized, investigator-masked, controlled trial. Journal American Academic Dermatology, v.57, p.247-56, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário